domingo, 7 de dezembro de 2008

as coincidências são a mais pura expressão do fantástico

A frase acima é minha, mas o texto abaixo é do Cortázar. Logo depois de postar a história de que todos somos crianças, li uma entrevista, cujos fragmentos transcrevo:

"- ... Mas o que é mesmo amadurecer? É uma operação seletiva da inteligência, que vai optando cada vez mais por coisas consideradas importantes, deixando as outras de lado. Para o adulto, deixa de ser importante brincar de amarelinha e passa a ser importante pagar o aluguel. A criança de preferência nem sabe o que é aluguel e brinca de amarelinha como se fosse algo muito importante... (Cortázar)

- ... Creio que, ao final de tudo, a literatura deve ser uma brincadeira, uma grande brincadeira. (Bermejo)

- Acho que é correto seguir esse caminho. Ele nos leva a uma tentativa de definição do lúdico; o lúdico não como uma visão trivial, infantil (no sentido que os adultos dão à palavra infantil), mas sim uma atividade profundamente séria. A brincadeira como uma coisa que tem uma importância em si, um sistema próprio de valores e que pode dar uma grande plenitude a quem pratica... (Cortázar)."

Um comentário:

JANELA disse...

está em 'conversas com cortázar', bermejo, jorge zahar editor, q ganhei da cris de aniversário e q to elegendo como o melhor livro lido no ano